Google+

terça-feira, 16 de setembro de 2014

"Challenge accepted!"

Uma das coisas que nos fez pensar neste blog foi a de que, cozinhar tem muito mais por trás do que uma simples receita.

Tem muito mais que tempos e doses correctas de tudo. Tem um dia todo que levou até casa e até cozinhar, tem a companhia que apareceu, tem os risos que acompanharam a prepração daquela massa, tem até as paragens para dar banhos às crias.

Nem sempre acerto nas quantidades, ou nos tempos e nunca mas nunca faço a receita da mesma maneira, por mais que tente, e o feedback que tenho recebido é tão engraçado porque tem adicionado tanto valor, e principalmente porque tenho visto que a mensagem principal tem passado.
Pergunto sempre: "E gostaram?" "Simmmm...mas mudamos isto ou aquilo!"

Óptimo, no fim, com mais disto ou daquilo, o que interessa são os sorrisos à mesa e as recordações que deles ficamos.


Ontem foi um dia desses, a minha mãe lançou-me um desafio qual Julia Child. Após ler o post da Senhora Quiche, cuja receita é dela :P, achou impossivel eu ser preguiçosa e não fazer a receita da massa quebrada! Trouxe as coisas todas com ela e avisou-me "o jantar hoje é Quiche e tu vais fazer a massa!"....não se discute com a mãe e lá fui eu céptica quando cheguei fazer a dita.

Sou teimosa por natureza mas tenho que dar o braço a torcer que é realmente fácil de a fazer num robô de cozinha.....pronto mãe já disse!!


imagem e outra receita com bom aspecto daqui

Ficam os ingredientes:

350gr de farinha
200gr de margarina
2 colheres de sopa de água (mais ou menos)

Notas:
-  Esta receita de massa deu para 4 pessoas para uma tarteira com ± 30cm, ficou grossa nas pontas o que faz com que provavelmente se a esticarem mais possa restar alguma massa. A ideia de a fazerem no robô é poderem ir vendo a sua textura facilmente e poderem alterar qualquer um dos ingredientes caso queiram fazer mais ou menos.
- A margarina deixa a massa fofinha, deve estar fria quando a misturarem.
- Não coloquem muita água ao principio, vão adicionando aos poucos.
- O meu robô de cozinha tem uma pá para fazer massa, que deve ser trocada pela habitual lâmina.
- Se não tiverem podem fazer à mão mas demora mais.

Como fazer:

Colocar a farinha no robô, cortar a margarina aos quadradinhos e vão deitando para cima da farinha e misturando para ela não ficar toda no mesmo sitio.
Ponham um pouco de água e liguem o robô. O meu faz imenso barulho parece que se vai desmontar, tenham fé.

A massa começa a ficar pronta quando se começa a despegar do recipiente, às vezes precisa de uma ajuda para dar a volta, mas quando ficar uma bolinha a rolar de um lado para o outro está boa.

Hora de por as mãos na massa: Experimentem....deve ficar com uma textura fofinha e não pegajosa.

Peguem num pano de cozinha fino, ponham um pouco de farinha e coloquem a bola de massa no pano. Amassem com um pouco de farinha e enrolem-na no pano e deixem-na repousar durante 20 a 30 mnts.

Quando passar o tempo, com o rolo da massa, estiquem a massa como gostarem mais e disponham na tarteira. Tudo o que vem a seguir é uma questão de gosto. Se a deixam mais grossa nas pontas ou em baixo.....como gostarem mais.
Demora um pouco mais a cozer quando está mais grossa, não se esqueçam.

A partir daqui inventem :D

Salty

Sem comentários:

Enviar um comentário