Google+

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Mini Rolos de Carne



Este fim de semana decidimos reinventar um clássico lá de casa: o Rolo de Carne. Nunca fui super fã dos pré-feitos do talho, apesar de até encontrar alguns bem bons no meu talho, gosto de fazer o rolo em casa.

A receita é da mãe, claro, e resulta bem, um clássico.  A inspiração veio do programa do Gordon Ramsay "Kitchen Knightmares", onde ele aconselha em vez de fazer um rolo grande, fazer pequenos e embrulhar tipo prenda em bacon. Fiquei com a pulga atrás da orelha, tinha que experimentar!

Et voilá, a ideia é óptima e resulta super bem, o humano pequeno adorou porque ficam assim superfofinhosqueridinhos e é uma boa maneira de aproveitar 300gr (só!) de carne!

Aqui fica a receita:

Ingredientes:
(serve 3 pessoas)

300gr de carne picada
(a minha mistura tem mais porco que vaca e chouriço, compro 2kg e divido em saquinhos de 300gr)
1/2 cebola pequena
2 dentes de alho
3 fatias de queijo flamengo
1 carcaça (60gr) podem fazer também com pão que não seja do dia
1 ovo
leite qb
raspa de meio limão
6 fatias de bacon

Como fazer:

Comecem por colocar a carne num recepiente onde consigam juntar todos os outros ingredientes e misturar com as mãos, aqui vão meter as mãos na massa...ou na carne...vá...
Juntem o ovo e a raspa de meio limão. Fatiem o queijo aos quadrados sem grande preocupação, na realidade utilizei o queijo porque as fatias estavam perdidas no frigobar. Juntem o queijo a mistura de carne.
Desfaçam o pão com as mãos em pedaços pequenos, não devem ficar muito grandes, mas não é pão ralado, juntem à mistura.
Piquem a cebola e os alhos, deve ser o suficiente para 2 colheres de sopa bem cheias de picadinho, não é preciso muito, juntem também à misutra.

Agora que já têm estes ingredientes todos, juntem um fio de leite, vai ensopar o pão e deixar juntamente com o ovo o rolo mais fofo e menos seco.
É hora de juntar tudo, mãos na carne e amassem como se fosse massa de pão, deve ficar uma mistura homogénea, vão perceber que vai deixar de cair bocados de carne e ficar uma bola impecável!

Depois é so arrannjar um tabuleiro de forno, dividir a bola de carne em 3 bolas mais pequenas dispo-las no tabuleiro e colocar o banco à volta como se abraçasse o rolo bebé! :P
Deitem um pouco de azeite e vinho branco, salpiquem com um pouco de sal e vai ao forno a 200º, no fim ponham mais alto para tostar o bacon. O tempo de forno difere muito, no meu teve mais ou menos 45 minutos, mas devem ir vendo como ele vai evoluindo. A meio da cozedura voltem a adicionar um pouco de gordura e vinho branco.

Esta receita não levou sal na mistura de carne por esquecimento, mas confirmou-se que não precisou de sal whatsoever :D e a raspa de limão deu lhe o toque refrescante que este prato pedia!

Experimentem e inventem*

Salty

Sem comentários:

Enviar um comentário