Google+

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Nuvens doces ou por outras palavras Farófias!! :)


Por aqui falta-nos a força para escrever, às vezes também acontece, isso e estar com tanta fome que nem fotografias tiro para escrever depois.

A minha última conquista foi ter conseguido fazer farófias!!! Eu sei que não parece nada demais, mas reparem, doces não é mesmo o meu forte e os desgraçados nunca me saem bem...

Para além disso, a vitória foi também convencer a minha mãe a fazer farófias de uma maneira completamente diferente, ela coze as claras em castelo no leite, eu como num restaurante que adoro umas que ficam tostadas e crocantes por cima, sem deixarem de ser fofas como habitual por dentro.

E não é que saíram mesmo bem!!
A receita é daqui.

Precisam de:
5 ovos
12 colheres de açúcar rasas
0,5 l de leite
2 colheres de sobremesa de maizena
casca de limão
canela em pó
manteiga ou margarina para barrar o tabuleiro


Como fazer:
Separem as gemas das claras, batam as claras em castelo com 3 colheres de açúcar, que eu coloquei quando elas começaram a armar, devem ficar bem firmes.
Untem um tabuleiro de forno ou pirex e coloquem com uma colher, as claras em castelo a fazer montes, deve ocupar todo o tabuleiro.
Coloquem no forno até ficarem douradas e crocantes por cima.

Agora é altura de fazer o leite creme, que até parecia dificil mas não foi! Peguem num tacho para depois ir ao forno e misturem as gemas com o açúcar já no tacho. Juntem 2 colheres de Maizena e desfaçam com a ajuda de uma vara de arames, juntem um pouco do leite para ajudar a dissolver. Liguem o lume (brando) e coloquem o tacho ao lume com o resto do leite e 2 cascas de limão. Com a vara de arames mexam sempre em lume brando até começar a engrossar. Assim que começar retirem logo do lume e deitem por cima das farófias que saíram do forno.

Como gostamos com muita canela, pusemos imensa canela a seguir ao leite creme e ficaram maravilhosas!!



Tanto que acho que as vou fazer outra vez!! :)

Experimentem também que vale bem a pena!

Sweet&Salty

1 comentário: