Google+

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

A lasanha é a minha melhor amiga!! E não sou o Garfield!



Não se tem andado a cozinhar muito lá por casa, ou pelo menos, nada de extraordinário.

A última refeição assim grande foi um mega tabuleiro de lasanha. 1kg de carne deu para 9 (2 de criança) refeições!!! e ainda deu para aproveitar carne para fazer bolonhesa no dia a seguir.

Tenho a lembrança da minha mãe passar horas na cozinha aos domingos a preparar comida, com 3 miúdas em casa a levar almoço para a escola, o truque é mesmo fazer comida que renda para tanta gente.

A carne picada é optima para fazer render refeições. Ora vejam:

Faço a carne picada como se fosse para bolonhesa, só não junto tanto molho de tomate como se fosse só para a bolonhesa, parte vai para a lasanha...um tabuleiro enorme...com um aspecto maravilhoso....mas eu tinha tanta fome que não tirei fotografia :P

A lasanha deu para 4 pessoas e uma criança comerem e repetirem sem esforço. Ainda deu para o jantar leve de nós os três e ainda para eu levar no dia a seguir para o almoço! See....só aqui estão 9 refeições de rajada! Pimbas!

O resto da carne guardei e no dia a seguir foi só cozer massa e misturar, o que deu para mais 3 refeições! 

E se quiserem mais alternativas ainda há o famoso empadão, de arroz, puré de batata ou massa. Ou ainda uma quiche com carne e legumes, etc etc. As hipóteses são infindáveis mas a permissa mantém-se: Aproveitar!

Mesmo sem fotografia deixo-vos a base da lasanha lá de casa, que é bastante cobiçada! :)

Ingredientes:

1kg carne picada 
1 cebola grande
4 dentes de alho
Azeite, sal e pimenta
2 colheres de sobremesa de massa de pimentão
250gr de polpa de tomate
Vinho branco
Molho bechamel
Queijo mozarella ralado (para pizza)
1 embalagem de tiras de Massa de Lasanha (seca)

Como fazer:

Picar no robô a cebola e o alho e refogar com azeite, quando estiver pronto juntar a carne e temperar com sal e pimenta. Façam este processo num tacho largo, com tanta carne é mais fácil refogar num tacho com uma base larga para não cozer a carne. Quando já não encontrarem pedaços mal passados, juntem a massa de pimentão e deixem fritar mais um pouco. A massa de pimentão é invenção lá de casa, eu gosto sempre do sabor na carne picada, mas podem retirar se não gostarem ou não tiverem. Depois é só juntar um pouco de vinho e a polpa de tomate, assim que começar a ferver, baixem o lume, tapem o tacho e deixem cozinhar durante 10 minutos ou até estar apurado ao vosso gosto.

Entretanto liguem o forno para estar quente a 250º. Eu não uso massa fresca, sinceramente não gosto do sabor, devo ser a única alma que prefere a massa seca à fresca....eu sei....esquisita!

Para cozer mais rápido no forno, passo as tiras por água a ferver antes de colocar no tabuleiro da lasanha. Vejo quantas cabem e enquanto preparo uma fila tenho logo as tiras da massa na água! No fundo é uma pequena linha de montagem!

E a coisa é mais ou menos assim:

3 (ou quantas couberem no vosso tabuleiro) tiras de massa, carne por cima, bechamel, um pouco de polpa de tomate, queijo mozarella e volta a tapar com tiras de massa.
Este processo repete-se enquanto houver carne ou enquanto houver altura de tabuleiro!! :D

E pronto a seguir é só meter a prendinha no forno e esperar (que no meu caso é muito tempo....)

Consigo ver que ela está boa quando o molho está a ferver, o bechamel bem misturado, e a parte de cima tostadinha.

Parece que dá muito trabalho....mas vão por mim....os canelones dão mais!!!

Para a próxima deixo-vos a receita da de peixe que é um espectáculo!!

Long live the italians!

Sweet&Salty

Sem comentários:

Enviar um comentário