Google+

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Japanese Style



Ontem à noite soltámos a franga!!
É verdade! Decidimos fazer um jantar japonês ou o mais parecido com isso que conseguimos!

Nem sempre é fácil ter ideias supersupersupergiras para fazer de jantar, portanto todas as ideias são bem vindas. Muitas das vezes essas ideias vêm do meu feed de facebook, esta foi uma delas.

Dei de caras com mais uma receita da Nigella (sim i like a lot), que prometia impressionar até o mais céptico dos amigos! Eh lááááá.... Challenge Accepted!!!

A receita era de Mirin Glazed Salmon (desculpem mas não consigo traduzir muito bem, o google diz vitrificado, optei pelo original!), que pode ser vista aqui.

Agora, o mais difícil começava, a procura dos ingredientes mais esquisitinhos! 
Tive uma grande surpresa, numa mega hora de almoço aproveitada ao máximo, fui ao Jumbo e encontrei facilmente tanto o Mirin (vinho japonês) como o vinagre de arroz japonês, o que me deixou super contente!

Boa, halfway there!

Segundo passo, pensava eu ser o mais fácil, comprar o salmão.

Ao final do dia peguei na cria (cansado) e fui novamente ao supermercado. Lombos de salmão era coisa das 7 da manhã, já só havia postas inteiras :( 
Felizmente a senhora da peixaria foi uma querida e tirou a pele e as espinhas, arranjado na perfeição e lá fomos com o nosso peixinho fresquinho!

A receita diz o seguinte:

Ingredientes:
(3 pessoas)


  • 60 ml mirin (vinho doce de arroz japonês)
  • 50 gr açúcar amarelo soft light (usei açúcar amarelo normal)
  • 60 ml molho de soja
  • 500 gr salmon (4 x 125g postas altas e estreitas)
  • 2 colheres de sopa de vinagre de arroz (enganei me e coloquei 60ml, ficou bom a mesma!!)
  • 1 - 2 alho francês (partido em metade e desfiado em finas tiras)

    Método:

1- Misturar o mirin, a soja e o açúcar num recipiente que possam depois mergulhar as postas do salmão. Na receita diz 3 mnt de um lado e 2 do outro, eu deixei bem mais tempo pois andei a tratar da cria! Fica ainda melhor!!

2- Cozinhar o salmão numa frigideira anti-aderente, sem gordura, 2 minutos de um lado, dont overcook, adicionar a marinada e cozinha mais dois minutos.

3- Retirar o salmão, foi a parte mais difícil, não consegui que não se partissem ;(, reservem no recipiente para servir que deve ser alto pois ainda vão ficar com algum molho. Adicionem o vinagre de arroz e aqueçam. Aqui, gostava de o ter deixado apurar um bocadinho mais, para ficar mais reduzido e mais caramelizado, mas tive medo e ficou mais leve.

4- Deitar o molho por cima do salmão e acrescentar o alho francês por cima. Acompanhar com arroz branco soltinho ou noodles!!

Et voila fica uma delicia! E como ficamos com uma postinha de fora, ainda decidimos utilizar os dotes da betterhalf a cortar sashimi, pena que não tenha sido um bom lombo de salmão, porque o miúdo tem jeito!

Experimentem mesmo que pareça difícil, é fantástica a sensação de conseguir fazer algo que pensávamos que não conseguíamos!


Salty




1 comentário: