Google+

sábado, 2 de agosto de 2014

A teimosia do Caril

 

Quando me perguntavam que comidas é que eu não gostava, atirava prontamente com uma resposta já há muito predefinida: Iscas, Caril e Favas. 

Iscas é impossivel, ja tentei varias vezes até porque estão cheias de vinagre que é uma coisa que adoro, mas nada, nem molhar o pãozinho no molho. Todo o assunto das iscas dará lugar a outro post.
Favas, não gosto delas propriamente ditas, já o que as acompanha é bem vindo! (colocarei outro post mais tarde a aconselhar um sitio maravilhoso para as comerem!)

Agora o Caril, o caril era uma espécie de teima minha, confesso pronto... Na realidade o que eu não gosto, não é o caril e sim o côco e a minha querida mãe faz o leite de côco em casa, o que deixa claro está, o caril a saber imenso a côco.

Mas dizem os antigos, "não cuspas para o ar" (aprendi o significado desta expressão rapidamente quando tive um filho)!
Os pratos preferidos do meu marido são (rufar dos tambores): Iscas e Caril!

E assim, não há prova de amor maior que cozinhares um prato que não gostas para a tua better half!
Meti na cabeça que conseguia fazer um caril, só havia um problema, ia ser uma roleta russa porque (lá está a teimosia) nunca tinha provado!!!
Dei comida ao gordo pequeno mais cedo e fechei me na cozinha. Na moleskine tinha a receita que vos deixo aqui hoje, uma mistura da receita da Nigella mais indicações da mãe e mana mais velha. 

Fiz um Tahi RedCurry de frango com legumes :)

Ingredientes:
(4 pessoas)

1 Cebola Picada + alho a gosto
70gr  Pasta Red Curry (embalagem toda) 
(comprei no continente ou jumbo marca DeSlam)
400ml Leite de côco ou pasta de côco (nesta receita aposto na pasta para ficar mais cremoso)
500gr Carne (à escolha, eu fiz com frango aos cubos)
1/2 Limão
1/4 pimento (vered ou vermelho ou os 2)
Q.b. Tomate Cherry  
Q.b. Coentros 

(Opcional: Adicionar qualquer tipo de malagueta, esta pasta de caril desta marca, já é picante, mas cá em casa somos todos um bocado viciados em picante. Se quiserem juntem quando juntarem o leite de côco.)

Como?

- Refogar lentamente a cebola e o alho com azeite.
- Juntar a carne para alourar
- Quando já estiver alourada, juntar  a pasta de caril de forma a carne ficar toda envolvida e começar a largar o aroma do caril.
- De seguida, juntar o leite ou pasta de côco, deixar ferver.
- Quando ferver juntar os legumes escolhidos e deixar ferver novamente, de seguida baixam o lume e deixam cozer 15 minutos.
- Vão provando e rectificando os temperos ao longo da cozedura.
- Para servir deitem o sumo de meio limão e os coentros picados.
- Acompanha com arroz branco bem soltinho (depois ponho um post sobre este arroz...é o meu calcanhar de aquiles)

Et voilá! O caril ficou maravilhoso, não sabe demais a côco e eu  a d o r e i  mesmo! Escusado será dizer que a better half lá de casa tb adorou!

Para quem como eu nem sempre consegue ter a pasta de caril em casa ou ter um supermercado com esta secção perto de si, podem trocar a pasta de caril, por pó!

Dica da mãe: 
2 colheres de sopa de pó de caril e 1 de farinha, misturam e juntam à carne como se fosse a pasta. só precisam de ter cuidado para não pegar por ser pó (podem juntar um fio de azeite ou vinho branco se virem que vai começar a pegar. O resto da receita é igual e ainda fica mais cremoso.

Espero que gostem!

Salty

ps.: as iscas não entram no programa "vamos agradar a better half"..... por enquanto! :P

Sem comentários:

Enviar um comentário