Google+

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Molhos e Pizzas Caseiros ..... so worth it!!


Este fim-de-semana tive uma ideia.

Vou fazer massa de pizza caseira, mais ainda, vou fazer também o molho de tomate caseiro. Tinha boas espectativas para a coisa correr bem. Os dois estavam a dormir uma sesta, eu tinha tempo para pesquisar receitas e adaptar quantidades. Até tinha tempo para ir num instante à mercearia comprar o que me faltava.

Íamos jantar cedo, tranquilamente à frente da TV a ver o "Fugu Fugu do Panda" aka "Kung Fu Panda" pela inésima vez....Parecia perfeito.

Devia ter começado a desconfiar quando ele me perguntou várias vezes seguidas se eu não preferia encomendar.....

Tudo começou bem na realidade, eu preparei tudo, tinha as receitas adaptadas, a cria já tinha acordado, tudo estava a correr bem, até que deixei correr a água no lava-loiças mais do que 2 segundos seguidos.

Não ia para baixo.... (morri)

Eu com a massa já a meio do processo, já não ia ligar agora para encomendar pizza....ele, desgraçado desdobrava-se em idas à loja para resolver o problema. O mais pequeno viu os dois Fugu Fugus do Panda e ainda o Frozen, no tempo todo que levou isto tudo a resolver-se.

Podia ter sido pior. A pizza e o molho ficaram maravilhosos.

E por isso nada melhor do que vos deixar também a receita para fazerem vocês mesmos, mas sem o lava-loiças a avariar por favor!

Para a massa da pizza

500 gr de farinha sem fermento
1/2 colher de sopa de sal
7gr de fermento de padeiro
(ou semelhante)
1/2 colher de sopa de açúcar
325 ml de água tépida
1 colher de sopa de azeite (para untar a taça)

Para o molho de tomate:

2 cebolas
4 dentes de alho
2 latas de tomate aos pedaços
(cada uma que utilizei tinha 390gr)
Azeite

Aqui a ideia é aproveitar o tempo que a massa fica a levedar para fazer o molho de tomate, portanto comecem por medir todos os ingredientes para a massa da pizza.

Juntem a água tépida num recipiente com o açúcar, mexam um pouco e deixem o fermento activar durante 5 minutos até fazer espuma, como podem ver pela imagem.


Depois, coloquem a farinha numa taça larga e façam um buraco no meio, onde vão colocar a água com o fermento, devagarinho com um garfo vão juntando a farinha com a água. Quando já for difícil juntar com o garfo metam as mãos na massa! Amassem a massa durante 10 minutos, até ficar sedosa e macia.


Quando estiver pronta façam uma bola com a massa, polvilhem com um pouco farinha e coloquem-na numa taça untada com uma colher de sopa de azeite, de seguida tapem com papel aderente. A massa vai agora levedar durante 45 minutos. Deverá ser o tempo necessário para ela duplicar de tamanho.


Agora podem fazer o molho. Piquem as duas cebolas e os dentes de alho grosseiramente, cubram com azeite uma caçarola ou frigideira alta e coloquem as cebolas e os dentes de alho a refogar em lume brando por 10 minutos, deverão ficar moles e translúcidas. De seguida, coloquem os pedaços de tomate que vão cozinhar durante 20 minutos. Aqui devem temperar a gosto, sugiro um pouco de sal e 1 colher de café de açúcar para cortar o ácido do tomate. Vão rectificando os temperos até o molho parecer uma geleia.




Assim que estiver com essa consistência está pronto e se tiverem esqusitinhos em casa como eu, que não gostam de sentir bocadinhos de nada, aconselho a pegarem numa boa varinha mágica e  passarem o molho, a minha por sinal foi uma excelente aquisição, é da Moulinex e tem 4 lâminas o que significa que num instante o molho fica à prova de esquisitinhos e super cremoso!



O molho já está, agora só precisam de ir buscar a massa da pizza que já duplicou de tamanho e está mega fofinha! Amassem mais um pouco e dêem a forma que quiserem. A nossa ficou mesmo rectangular como o tabuleiro do forno e foi uma óptima maneira de deixar a pessoa pequena decorar a pizza. No fim pudemos dizer-lhe que foi ele que fez o jantar!



Pode parecer complicado, mas garanto-vos que o esforço vale a pena, a massa é maravilhosa e com o que sobrou ainda fizemos um pão!

Com o molho, que sobrou bastante, fizemos uma carne à bolonhesa (my favourite food) e para além de me poupar tempo que não piquei novamente cebola para fazer refogado, ficou mega super delicioso e cremoso, vale mesmo a pena!

Às vezes temos mesmo que acreditar que a coisa vai correr bem!
Sweet&Salty


ps.: o lava-loiças ficou impecável by the way
clap clap clap à minha better half!

Sem comentários:

Enviar um comentário