Google+

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Mini tartes salgadas de maçã



Eu sou uma pessoa esquisita, admito, a minha estação favorita é o inverno, é verdade! Gosto do frio, gosto da lareira, de me enrolar na manta e de me sentir cozy cozy, gosto do nevoeiro e gosto especialmente de manhãs solarengas de inverno com 2 graus. O meu sonho era viver na Finlândia, houvesse lá sol todo o ano.

Portanto, este fim de semana, quando todo o mundo ficou deprimido, eu fiquei contente :) e pus as mãos na massa.

Dias chuvosos pedem assados, não sei porque, lá em casa é assim!
Resolvemos fazer umas pernas de frango assadas no forno com batatas e salada, nada too fancy, comida da boa só. E já que tinha o forno ligado decidi experimentar uma receita meia doce meia salgada.

Eu sou por norma uma pessoa Salty mas o frio desperta a minha vontade de fazer bolos quentinhos com chá......acho que desperta a toda a gente.

Em tempos cruzei me com esta receita de Mini Tartes de Maçã e Caramelo salgadas, e achei que isto tinha um potencial "espetáááculo!" (como diz a cria lá de casa)

E fiz uma adaptação das mesmas para a sobremesa, com massa pre feita (shame on me) e sem caramelo que não consegui arranjar.

Fica a minha adaptação:

Ingredientes:

Recheio:
2 maçãs verdes
sumo de meio limão
1 colher de chá de canela (ou a gosto)
2 colheres de sopa de açucar (provar a maçã e adaptar)
2 colheres de chá de farinha


Massa:
1 embalagem de massa quebrada pre feita
ou:
350gr de farinha
200gr de margarina
2 colheres de sopa de água (mais ou menos)
(Esta base é da quiche portanto vai dar mais do que o que precisam)

Como fazer:

Misturem todos os ingredientes para o recheio numa taça e reservem. Estiquem a massa pré feita, arranjem um molde redondo, o meu era uma tampa que tinha cerca de 10 cm, deu para 6 tartes, 12 círculos.
Cortem círculos da massa, amassem o que sobra, estiquem com o rolo da massa e cortem mais. 

Dica: eu sugeria, depois de ter feito as minhas, pegarem na farinha e amassarem a massa pre feita e esticarem com o rolo da massa, porque as bases em que eu o fiz cresceram mais ficando mais agradáveis.

Quando tiverem os círculos todos, peguem numa colher e ponham um pouco de recheio no meio das bases, acrescentem um ou dois flocos de sal e coloquem outro circulo por cima.
Com a ajuda de um garfo juntem gentilmente as bordas dos círculos. Barrem com ovo para ficarem douradas e com uma faca afiada dêem 2 ou 3 cortes no topo para ventilar, podem por um pouco de açúcar branco por cima para decorar.



Vão ao forno a 200º durante 15/20minutos ou até ficaram douradas por cima.

São lindas. Fizeram sucesso, são pequenas e queridas :P

O mais engraçado nelas é o contraste entre o doce e o salgado, para a próxima faço de manga com raspa de lima que me parece que vai ficar divinal! :D

Give it a try :)

Salty

2 comentários: