Google+

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Tintureira e almoços diferentes e rápidos

Quem tem filhos sabe e quer, ou pelo menos devia querer, que a sua alimentação seja a melhor possivel! O equilibrio das refeições diárias lá de casa é uma coisa para a qual me esforço. Mas de vez em vez, a nós seres com mais de um metro, apetece-nos comer coisas impróprias aos humanos pequenos.

Este fim de semana foi um desses :) 
Havia uma morcela e uns camarões a pedirem para serem cozinhados. Eles pediram imenso! E Morcela frita com alho não é o tipo de comida que a cria coma ainda, muito menos Camarões à Guilho (confesso que não sei se está bem escrito)Normalmente neste dias aproveito para fazer um "estufadinho" com legumes ou peixe para o mais pequeno. Desta vez resolvi seguir à risca uma receita (não é habitual...)

Nota sobre o peixe e as crias:
Uma das coisas que mais me enche de nervos é arranjar o peixe e pensar que me possa ter escapado alguma espinha, juro que tremo só de pensar. Já não o passo a pente fino com as mãos como quando era bebé, mas mesmo assim, arranjo-o com muito cuidado. Mesmo ele já dizendo que encontrou ou deitando fora.
Para diminuir esse dano, costumo fazer peixes que sei perfeitamente onde vão estar as espinhas ou que tenham cartilagens: pescada (é relativamente fácil), raia, tintureira, peixe espada, espadarte, pata-rôxa, cação, etc.

Desta vez, talvez pela facilidade de na mercearia do bairro haver postas congeladas, escolhi a Tintureira, se conseguisse tinha ido pelo Espadarte :P

Não é um peixe adorado por muitos pelo que tenho percebido.... para mim é um peixe como todos os outros.... mas não sou esquisita :P

Lembrei me de fazer  Tintureira de Cebolada e fui pesquisar e descobri aqui uma receita maravilhosa, aproveitei os tomates maduros do quintal dos avós (maravilhosos) e lá fiz, tenho pena de não ter fotografias para vos mostrar, mas só para chatear nesse dia a cria fez tamanha birra que nem sequer comeu (coisa rara nele :/ )

É uma receita bastante rápida de se fazer e super saborosa! 


Foto: Sandra Batista

Deixo-vos algumas dicas para esta receita:

1- Se conseguirem arranjem o peixe fresco claro! 
Se não conseguirem, deixem descongelar e passem por água para minimizar o sabor a congelado.

2- Ponham as batatas às rodelas primeiro que o peixe.
Elas vão cozer muito mais devagar que o peixe, principalmente se este já estiver descongelado.


Espero que gostem, experimentem é maravilhoso :)

Salty

1 comentário: