Google+

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Almôndegas recheadas com queijo :)

O outro dia fizeram-me um desafio, eu cá gosto de desafios, só preciso é de tempo, mas não sou muito boa depois a gerir o tempo lol

Desafiaram-me a fazer almôndegas com queijo por dentro, e eu achei que um dia em que chegava a casa as 7 e meia podia ser um bom dia para as fazer. Podia fazer num fim de semana, enquanto há tempo, mas não, vamos fazer a um dia de semana.

Aliás vamos fazer num dia de semana em que chegamos tarde, em que a barriga já está tão grande que não consigo ver o conteúdo do tacho que está na boca mais longe do fogão e ainda...vamos fazer num dia em que a better half tem que ficar a trabalhar e não pode ajudar!!!

Yeahhh vamosssss....podia ser diferente...podia...mas não era a mesma coisa...

Bom...ficaram óptimas avanço já! e ninguém morreu nem se queimou nada!

Primeiro fiz a viagem ao telefone com a minha mãe onde ela me jurou que a coisa era simples de se fazer "Não te preocupes é facílimo!" recordo-me que foram mais ou menos estas as suas palavras....voltei a lembrar me delas quando pus a primeira almôndega na panela....

E é uma receita simples sem dúvida que é, precisam é de não largar as bichas por um segundo!!!

Ora para 9 almôndegas usei:

400gr de carne picada
raspa de meio limão
sal a gosto
1 cebola
4 dentes de alho
miolo de pão ou pão ralado
leite
farinha
1 ovo

Para o molho:
polpa de tomate
vinho branco

Comecem por fazer a mistura da carne, eu usei a mesma receita do rolo de carne. Piquem a cebola e o alho, reservem uma colher de sopa do mesmo, o resto deitem no tacho para refogar. Juntem a carne, o ovo a raspa de limão, o pão, a colher de sopa com cebola e alho  num recipiente, amassem tudo, vão deitando um pouco de leite, o suficiente só para ligar a carne.
Assim que conseguirem fazer bolinhas de carne relativamente firmes a mistura está pronta. Podem fazer bolas com um quadradinho de queijo lá dentro.



Passem por farinha e sacudam muito bem a farinha.

Parêntese:
Se tiverem convosco uma criatura de 3 anos, NÃO a deixem brincar com a farinha e com as bolas de carne. Vão se arrepender....juro.

Ponham o refogado ao lume, quando a cebola começar a ficar transparente juntem a polpa de tomate e o vinho branco a gosto, conforme querem mais ou menos molho.

Deixem ferver 5 minutos, baixem o lume e com cuidado juntem as almôndegas uma a uma bem sacudidas da farinha!




Parêntese:
Se não sacudirem bem a farinha o molho vai engrossar demasiado e vai tudo colar ao fundo da panela....acreditem....

Até aqui a coisa estava a correr tal qual a mãe tinha dito, não fosse a criatura ter despejado a farinha em cima das almôndegas e eu com a pressa não ter sacudido o suficiente, logo elas engorrossaram o molho e sim assim que entraram pegaram um bocadinho.

Mas vá...bolinhas dentro da panela com molho o truque meus caros é: abanem o tacho para elas rolarem sobre si mesmas e não pegarem, e, com uma colher de pau vão verificando se o molho não pega ao tacho!

Consegui destruir só uma, o que acho que foi bastante bom. Elas demoram 15 minutos a cozer dentro do molho, se virem que o molho está a engrossar deitem um pouco de vinho ou de água e a coisa resolve-se.





Não tenho fotografias do estado em que a cozinha ficou depois da criatura ter despejado farinha em cima de tudo, eu juro que achei que era uma boa actividade pedagógica, deve ter sido, só não foi foi bom para eu limpar depois.

Como não pude sair de ao pé delas, só depois é que fiz tudo o resto cozer a massa, dar banhos, etc etc

Elas aguentaram bem com o tacho tapado e realmente é muito bom...mas é melhor num fim de semana em que haja gente para tomar conta da criatura e mais tempo para fazer tudo com mais calma :)

ps: nao pus muito queijo com medo que saísse todo para fora, podem por muito mais! ;)

Sweet&Salty

1 comentário: