Google+

segunda-feira, 30 de março de 2015

Poupar no tempo e no dinheiro e ainda comer bem pelo meio!

Há dias em que me falta o tempo, há semanas em que me falta o tempo, tempo para escrever, para desenhar, tempo para cozinhar, tempo para viver.
Há semanas assim, o tempo esse fugitivo, passsa-me por entre os dedos e eu tento fazer uma espécie de jiga para o acompanhar e não me perder, para manter tudo ao de cima sem grande estrago.
O eterno malabarismo do tempo.

Preciso de mais horas no dia. Quem não precisa?

Por não ter tempo, cozinhei praticamente 0 esta semana, entre jantares fora e em casa de familiares, a minha cozinha esteve imaculadamente limpa, com excepção de um caril vermelho para reconfortar as almas cansadas!

Já me começava a fazer comichão tanto tempo sem cozinhar, bendito fim de semana que vieste para salvar a malta!

Entre afazeres lá conseguimos umas amêijoas à bulhão pato que serviram de entrada a um belo Rolo de Carne da avó, nada melhor que dividir a cozinha :)
As amêijoas oferta de quem mora no campo, estavam tão frescas que parecia que bebia água do mar e o rolo de carne é o principio perfeito para o meu tema de hoje: Poupança.

Não há melhor que comer bem e ainda poupar por cima. Nem tudo o que é bom tem que ser necessariamente carissimo. O rolo de carne é um exemplo disso, é um optimo aproveitamento de carne picada como já disse aqui.

Já a imenso tempo que tento por esta receita aqui, mas nunca chego a tirar fotografias de jeito. Este fim de semana decidimos comemorar a entrada no horario de verão com um belo assado. Uma entremeada no forno com batata doce e batata branca.

O meu forno é uma miséria, demora anos a fio a fazer qualquer coisa, o que também faz com que gaste electricidade a fio!! Portanto assados é ao domingo! Porque ao domingo há bi-horario e estamos no vazio o dia inteiro (para quem não sabe vazio é quando a electricidade no sistema bi-horario é mais barata).

Ao domingo há bolos, há batata doce assada, há carne ou peixe assado, é por aí se me entendem, faz-se pleno uso do forno!! :P

Desta vez foi a vez da entremeada que é uma peça relativamente barata no talho e é super deliciosa. Normalmente compra se fatiada, mas se pedirem inteira sem osso para assar no forno, a gordura derrete e fica super deliciosa e tenra por dentro.

Entremeada no forno com 2 tipos de batata

Para este assado precisam:

1 peça entremeada inteira
4 dentes de alho
2 colheres de massa pimentão
azeite a gosto
sal a gosto
batatas brancas com casca
batata doce às rodelas
vinho branco


Comecem por cortar a peça de entremeada aos quadrados como mostra a imagem, cortem até ao courato, não mais para não se partir.


De seguida no almofariz façam o tempero da carne, coloquem os 4 alhos partidos com um pouco de sal e façam uma pasta. Juntem 2 colheres de massa de pimentão e um pouco de azeite de forma a fazer um molho.


Agora é só barrar a carne com a mistura, vejam se entra bem no meio dos quadrados para conseguirem temperar bem a carne. Coloquem no tabuleiro com o courato para baixo e juntem as batatas a volta da carne, salpiquem as batatas com sal e juntem mais um pouco de azeite e vinho branco para fazer molho.



Vai ao forno a 220º até a carne ficar dourada.
Assim que acontecer virem a carne com o courato para cima para o tostar. Podem aumentar a temperatura do forno para o fazer, tenham só cuidado com as batatas.



Assim que tiver ao vosso gosto é só virar novamente para servir. Cortem os quadradinhos para servir e acompanhem com as batatas e com uma salada de alface para cortar a gordura do assado.

Algumas notas em relação à entremeada:
Esta que fiz, encomendei, não a vi. Quando comprarem peçam uma peça sem osso e tentem encontrar com um pouco menos de gordura. Esta que fizemos tinha um pouco de gordura a mais, que só derrete com um lume mais alto que não conseguimos ter no forno, mas que daria muito bem na brasa por exemplo.

São peças de carne normalmente mais baratas mas cheias de sabor e muito tenras, optimo para uma refeição barata e muito fácil de confeccionar! :)

Tempo. Precisamos todos de tempo, é o que vos digo!!

Salty



Sem comentários:

Enviar um comentário