Google+

terça-feira, 31 de março de 2015

Ovos em cocotte ou ovos com nome bonito no forno!



Descobri que depois tantos anos afinal até gosto de ovos. Foi preciso não poder comer várias coisas, para olhar para os ovos como uma coisa que afinal até não me importo de comer.
Não é que não gostasse propriamente, mas simplesmente vivia bem sem eles.

Agora, o que me fascina nos ovos é a facilidade com que se fazem e a facilidade com que ligam com qualquer comida.

Há as fritattas ao pequeno almoço, os ovos mexidos, as omeletes, os ovos estrelados com bacon, you name it!

Em tempos descobri várias maneiras de os fazer no forno, só mais tarde descobri que se chamavam ovos en cocotte, nome giro para dizer isto: Ovos no forno!

É mesmo simples, lá em casa experimentamos assim:


Ovos em cocotte com fiambre de perú e alho francês
Precisam de:

200gr Fiambre de perú fumado aos quadrados
1 Alho Francês às rodelas
1 dente de alho
molho vinagrete caseiro
sal e pimenta
azeite para saltear
molho bechamel (ou natas se puderem/preferirem)


Salteiem o fiambre com o dente de alho picado e com o azeite, distribuam por um tabuleiro com um pouco de, pirex ou várias formas individuais que possam ir ao forno. Juntem um pouco de molho vinagrete e bechamel ou natas a gosto, por cima abram um ovo (formas individuais) ou se for num tabuleiro maior dois ou 3 ovos conforme gostarem mais.

Temperem com um pouco de sal e pimenta por cima do ovo, no fim deitem um fio de azeite por cima da gema do ovo.

É altura de ir ao forno. Os meus foram ao forno sem ser em banho maria, esta receita das fotografias tem apenas essa diferença, sugere irem ao forno o mesmo tempo mas em banho maria. Forno a 200/220º 10/15 minutos ou até as claras ficarem cozidas e as gemas como os ovos escalfados.



O melhor desta receita é que é optima para aproveitar os restos de coisas que andam pelo frigorifico, o bocadinho de bacon que sobrou com aquela corgette perdida que não dá para uma sopa. O frango assado que já ninguém pega com o raminho de bróculos que ficou esquecido.

Juntem lhe um ovo um pouco de natas e aí têm! Rápido, fácil e dá para almoços,  pequenos-almoços, jantares e admitam fica com um ar todo supimpa para impressionar amigos! :)

Cá em casa ainda se experimentou sem natas nem bechamel por causa das pessoas intolerantes que lá habitam (vulgo eu), o deles tinha muito melhor aspecto, mas também fica bom, a mistura foi alho francês com cogumelos com molho vinagrete.

Fotografias: Bakers Royale

Bons jantares :)

Salty

2 comentários: