Google+

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Dicas e Inventários :)

Andava desde o Natal sem carne congelada em casa, decidi fazer daquilo um desafio...quanto tempo aguentava sem ir ao talho, fazer refeições com o que havia até esvaziar as despensas por completo!! :P Como se meteram as festas pelo meio, não foi muito difícil aguentar até ao inicio de Janeiro, fomos jantando várias vezes em casa das Avós, jantares de Natal com amigos, etc.

As refeições em casa levaram dose extra de imaginação! Como havia uma saca de batatas que os queridos primos do Norte nos deram, havia que as gastar e lá em casa não costumamos fazer muito batatas tirando para a sopa, mas tivemos que nos safar! :)

Fizemos quiches que ficaram um mimo com massa caseira e aproveitamos para experimentar como sobrou massa, fazer umas mais pequenas com rodelas muito finas de batata por cima e manteiga de alho caseira também. Mais uma vez era preciso aproveitar o que havia pelo frigorifico.



Houve massas com fiambre e queijo, com salsichas, queijo, houve fritata com salsichas (há que inventar), batatas fritas com ovo (o prato que a better half gosta de fazer e o humano pequeno adora) ....houve de tudo o que se conseguisse safar a não fazer carne!

Mas...já não aguentávamos mais e lá fomos ao talho. Passo a explicar o porquê desta demora, porque somos esquisitos e gostamos de comprar a carne num talho que não é ao lado de casa e sim perto dos avós, o que faz com que eu faça lá compras de tempos em tempos e reabasteça o congelador assim à bruta! Os astros alinharam-se e conseguimos passar por lá e  encomendei carne para não sei quantos meses.

Este post serve para mostrar como minimizar algum esforço na rotina diária, coisas que congelo e que tenho sempre à mão, coisas que tenho normalmente sempre na despensa, a pedidos de várias familias aqui ficam algumas listas:

No Congelador:

1- Congelar carne

Lá em casa compra-se muita carne de uma vez o que faz com que a tenha que congelar. Já sei o que é indispensável para a maior parte dos pratos ou para uma ocasião de pratos de forno portanto o que peço é:

Carne picada (metade porco, metade vaca e um chouriço)
Compro ao kg, em casa divido em sacos de 300gr que é suficiente para uma refeição para os 3 e se for com massa costuma sobrar para um almoço para o dia a seguir.
Depois de a dividir em sacos, dobro ao meio e passo com o rolo da massa para esticar a carne pelo saco. Assim ficam umas placas que ocupam menos espaço no congelador e descongelam muito mais rápido.





Bifes de perú
Bifes de porco
Compro ao kg também e divido por sacos com os bifes esticados, nem sempre consigo bater certo com o número de refeições, mas como estão esticados consegue-se facilmente tirar apenas um bife.

Peitos de frango
Lombinhos de porco
Compro à unidade e congelo em sacos afastados uns dos outros, assim se posso tirar individualmente.
Os Lombinhos podem ir logo congelados para o forno, ou descongelar para cortar às rodelas e grelhar na chapa.

Carne para guisar
Das coisas mais práticas que tenho no congelador, compro já cortada aos bocados compro 1kg e divido ao meio por sacos, com a carne aberta de maneira a ficar uma placa como a carne picada. Descongela mais rápido. O bom desta carne é que vai à panela de pressão com tudo em cru, congelada e tudo. Optimo para quando há mais coisas para fazer e só precisamos de cortar os ingredientes e fechar a tampa.

Entremeada
De todas as peças de carne esta é a única que não é tão normal ter congelada. É para fazer no forno, uma receita que há muito que ando para colocar aqui mas ainda não consegui tirar fotografias decentes. Espero que agora com o novo tabuleiro de barro consiga fazer um assado guloso para mostrar :)

Depois tenho congeladas algumas coisas como:

Pimentos
Malaguetas e chillis
Camarões (às vezes há boas promoções que compensam)
Pão
Peixe (mas pouco, aguenta menos tempo)
Abóbora (sopas)
Batatas (sopas)
Qualquer outro vegetal que os avós tirem da terra e partilhem (normalmente courgettes para a sopa)



2- Na despensa

Alho, cebola, louro
Vinho branco
Alho picado, pimenta (5 pimentas), sal fino e grosso
Caril em pó ou pasta de caril
Mostardas (tenho 3 - antiga, dijon, e normal)
Ketchup (não é meu...)
Molho de soja
Vinagre
Azeite - tenho normalmente 2 um para cozinhar outro para temperar
Esparguete e 2 tipos de massa
Queijo
Coentros

Não me consigo lembrar de mais nada, a memória anda fraca. Mas para quem me perguntava como conseguia fazer jantares diferentes, a ideia é aproveitar o que há no frigorifico e daí inventar e nada como reaproveitar.

Hoje por exemplo espera-me um aproveitamento de massa e um pacote de polpa de tomate que está aberto, resultado: Carne à Bolonhesa! O meu prato preferido :)

Salty

2 comentários:

  1. Respostas
    1. É verdade faltaram me esses! se bem que os ovos não costumamos comer muito portanto compro conforme a necessidade :)
      E outra: 2 manteigas e margarina.... ;)

      Eliminar