Google+

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Petiscos Parte I

No fim de semana estivemos sem cria, o que para além das inúmeras coisas que tentamos por em dia...maioritariamente dormimos! Ou pelo menos eu dormi! Tenho vários problemas ao nível do sono, o que me leva a perceber perfeitamente as birras que a cria faz de manhã.

Mas....Também dá para cozinhar coisas que normalmente não faço porque ele não pode comer e no fim de semana desforrei me à grande!!

Houve de tudo, petiscos, maioneses, picantes, doces BAM! lá se foi a dieta outra vez....who cares!

Então passo-vos a contar, era uma vez a história de uma morcela a definhar na prateleira do nosso frigobar, muito triste, a desgraçada tinha que ter um encontro com a frigideira. A juntar-se a ela tínhamos 2 lombinhos de salmão congelados que tinham que ter um encontro com a mestria de uma faca de chef.

Por isso temos um jantar mix, tinha que ser morcela, mas apetecia me mesmo era experimentar com o resto de salmão que havia pelo congelador e uma manga que estava a passar do ponto:
um tártaro de salmão!

Não tem nada a ver uma coisa com a outra? Não. Ficou tudo delicioso....Ficou!

A morcela não tem nada que saber, cortar às rodelas, muito alho fatiado e um fio de azeite numa frigideira, pum, já aumentaram o colesterol só de olhar!

O tártaro de salmão, já foi invenção, mas uma pessoa tem que tentar :)




Ingeredientes

2 lombos de salmão (250gr)
1 colher de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de vinagre de arroz
manga a gosto
cebolinho a gosto
alho frito (1 dente de alho) a gosto (opção pessoal)
raspa de limão

Preparação

Cortar o salmão em cubos pequenos. Juntar a soja, o vinagre e o cebolinho picado ao salmão e reservar no frio a ganhar sabor. Cortar a manga aos cubos e reservar.
Picar o dente de alho e fritar com um fio de azeite.
Numa forma redonda, eu não tenho um aro metálico, utilizei um pirex pequeno de soufflé, colocar o salmão e a manga pela ordem que gostarem mais, eu misturei tudo. Para a próxima para fazer um charan diferente faço uma camada de salmão outra de manga e outra vez salmão!

Depois é só desenformar (foi aqui que apelei aos santinhos), é tipo pudim, no meu caso que usei o pirex, se usarem o aro, ele sai relativamente bem.

Pus um raminho de coentros para decorar e o alho frito.



A este repasto juntaram-se a maionese caseira do meu better half  um dia ponho a receita, que estava divinal, maionese de alho e malagueta.... :)

Juntaram-se também lá ao fundo a morcela, as batatas fritas finas e estaladiças que andavam também perdidas lá por casa e a minha experiência de azeite com alho e malagueta (estou a ficar imune ao picante.....) que está a correr bem, diz que aquilo precisa de uns bons dias para ficar mesmo bom!

E assim foi um jantar, para além da comida, deu-me gosto poder ter o cuidado e calma a por a mesa e é maravilhoso comer morcela frita com pauzinhos digo-vos já!

Salty

Ps: As imagens estão más, a fome era grande!

Sem comentários:

Enviar um comentário