Google+

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Com a chuva voltou a minha inspiração! :)

Chovia, chovia e chovia bastante ontem.
E eu, proprio do meu estado de graça, saí de casa de manga cava e um mero casaco de malha por cima do pêlo. De facto de manhã não chovia, tal não se verificou quando fui buscar o meu humano pequeno.

Caíam aquelas pingas grossas, que basta uma para nos encharcar toda. Lá fui, sem medos, eu e o chapeu de chuva do Mickey :), que depois foi gentilmente cedido ao mais pequeno.

Eu fui à chuva, mas rendeu cada pinga, porque pude ver a minha criança numa adoravel partilha de guarda chuva com a sua amiga querida, delicioso :)

Lá em casa tinham voltado as refeições sem restrições de lactose.... tirando o leite...as natas... os iogurtes...pronto .... tinha voltado a comer queijo lol .... e soube-me pela vida, achei que já podia voltar a introduzir.....Not! Tudo errado...

Mas parece que isso fez com que a minha inspiração voltasse, parece que a melhor maneira da criatividade voltar é mesmo não poder cozinhar tudo à vontade. Ter barreiras é o melhor incentivo à criatividade.

Ontem apetecia-me massas, mas não me apetecia molhos de natas (de soja), então decidi experimentar uma mistura que já tinha feito mas com um twist.

Fizemos Fusili com Fiambre de perú, alho francês, pimento e ovo escalfado. :)



Sem molho, só com o azeite de saltear tudo e um ovo decadente a fazer molho.
Ficou maravilhoso, posso-vos dizer e não fazia falta mais nenhum molho!

É também uma comida que facilmente posso comprar todos os ingredientes na mercearia de bairro, o que tendo em conta as horas que se chega com esta chuva, dá imenso jeito!

Pedi, entre gritos para a criatura não pedinchar tudo o que via, uma fatia de fiambre grossa que parti aos cubinhos, um alho francês cortado às rodelas e os ovos que são escalfados na hora de servir! O pimento tenho sempre em casa congelado aos bocados.

Fiz um refogado com uma cebola pequena e 4 dentes de alho picados, juntei o fiambre. Deixei saltear ainda algum tempo para alourar o fiambre. Depois juntei um pouco de vinho branco só para soltar tudo da frigideira e assim que evaporou o alcool juntei os legumes em lume baixo, deixei apurar ainda uns 10 minutos e no fim juntei às massas com um fio de azeite e o sumo de meio limão.

Depois foi só escalfar os ovos e servir, assim a deitar molho por todo o lado!


Este tipo de comida é rápido, é terapêutico (cortar coisas, pelo menos para mim) e é super saborosa, podem ainda variar os legumes que acompanha e o fiambre de perú fumado é uma boa alternativa ao bacon.

Experimentem!
Sweet&Salty

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Christmas is whenever we want :)

O Natal é quando um homem quiser! Ou quando uma mãe quiser! Lá em casa não temos esqusitos em relação ao peixe cozido, pelo contrário, até gostamos imenso.

Ontem foi dia de bacalhau cozido, assim ao género de ceia de Natal :)

É fácil, é rápido, só não é muito barato, se como eu comprarem bacalhau já demolhado congelado. Mas de facto, quando já é tarde é o que se pode arranjar para o jantar.

Gosto de fazer peixe cozido porque não preciso de grandes preparos, é por tudo a cozer e fico com tempo para tratar da casa e do humano pequeno.

Gosto de cozer o peixe com um fio de azeite, um ramo de coentros, cebola e alho. Experimentem que fica delicioso :)





Acompanhamos com batata doce cozida com casca, salada de tomate e cenoura e grão. O grão tinha cebola, alho e coentros picado para temperar!

Top!

Christmas is whenever we want :)

Sweet&Salty

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

São dias difíceis para os doces lá em casa!

....um dia...ainda vou fazer um bolo assim...

Amanhã faz um mês que este blog se encontra às escuras....isto não pode acontecer!!!

Com o começo da escola e a volta das rotinas em casa baralha-se as rotinas daqui! Tenho aproveitado para fazer coisas mais práticas e que dê para outras refeições, tenho também tentado melhorar a minha veia doceira....coisa que tem falhado como as notas de 500....

A última que me aconteceu foi o meu bolo simples, que corre sempre bem, que não tem como enganar, que fica sempre fofinho e delicioso....falhou-se-me não uma....mas duas vezes...

A receita é simples:

150gr de açúcar
150gr de manteiga ou margarina
150gr farinha
3 ovos

Depois só precisam de mais um ingrediente à escolha, canela, laranja, chocolate, iogurte... escolham! Eu adoro de laranja e normalmente é assim que o faço, com o sumo de uma laranja. Ás vezes coloco o sumo todo da laranja na massa do bolo, outras, coloco metade na massa e outra metade por cima depois de cozido.

Fica sempre bem....sempre....até agora!

A primeira vez esqueci-me da manteiga...posso-vos adiantar que bolos pensados para ter gordura que passam a não ter, não têm salvação...nenhuma, parecia uma borracha que nem se cortava.

Resolvida a encarar a coisa como um desafio, no dia a seguir voltei a fazer, até pus uma colher de sobremesa de fermento para crescer mais um pouco e ficar fofinho....o estúpido não cresceu ponta. NADA. Zerinho ficou lá no sitio dele a cozer quieto....

Estava capaz de me atirar para o chão e rebolar...

É que já tinha tentado inventar um pastel de nata gigante, mas dessa vez, o leite creme que sempre engrossa, também decidiu fazer greve...achei que o bolo simples, era....simples....tudo errado....


Enfim, não são bons tempos para doces lá em casa.

Disto tudo não há fotografias, porque até isso nos temos esquecido.

Em compensação ontem fizemos os dois os melhores ovos escalfados que alguma vez conseguimos!

TeamWork!

Melhores dias para os doces chegarão!

Sweet&Salty