Google+

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Entradas Top de Natal :)

Este ano foi muita coisa, muita coisa boa, muita coisa menos boa, mas no overall foi um ano querido vá!
Atenção este é um post de Natal sim, O facto de ter sido um ano atarefado fez com que o meu espirito Natalicio normalmente abundante, ficasse um pouco diminuto este ano :/

Mas....e porque há sempre um mas! Gostava de vos deixar uma lista de coisas boas e rápidas para servir como entradas na noite de Natal :)

Aqui fica a minha lista de top de entradas:


Enroladinhos de Chévre com mel


Mais simples é impossível. Quadrados de Massa brick, barrados com manteiga derretida mais pedaços de chevre e alho em pó. Enrolar, barrar com manteiga, vai ao forno já está! Imagem e receita daqui. Infelizmente as fotos dos meus perderam-se, mas digo vos que é delicioso!

Podem fazer com massa folhada também, ainda é mais fácil, não precisam da manteiga derretida, apenas pincelar com ovo antes de ir ao forno.

Pigs in Blanket


Para quem tem miúdos esta é daquelas a fazer com eles, são folhados de salsicha! Eles adoram e não há coisa mais fácil, massa folhada, salsichas e enrolar :)
imagem daqui


Salmão fumado com queijo Filadélfia


Barrem uma tranche de salmão com queijo Filadélfia, enrolem como se fosse um rolo, com ajuda da pelicula aderente. Deixem enrolado na pelicula e ponham 30 minutos no congelador. Retirem do congelador, deitem a pelicula fora e cortem as rodelas, salpiquem com cebolinho por cima ou endro.

Imagem daqui 


Pão em Azeite aromatizado com alho


Peguem num bom azeite encham uma taça pequena com 3 dentes de alho esmagados, escolham 3 tipos de pão bem bons e deliciem-se a molhar o pão no azeite


Azeitonas
Na minha mesa não podem faltar azeitonas, de preferência verdes e gordas :)


Mozarella e tomate cherry bites



Simplesmente cortem ao meio o tomate cherry e cubos de mozarella e espetem num palito :)
imagem daqui


Baked Brie ou Chevre


De todas, esta foi a única que ainda não experimentei, mas que estou a babar ao mesmo tempo que escrevo, deixo-vos a receita que encontrei do mais simples e apetitoso que encontrei!
Imagem e receita daqui


Um  Natal delicioso para todos

Salty

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Petiscos parte II

A segunda parte desta senda de petiscos foram estes croissants supermegahiper fáceis de fazer!
São óptimos para os miúdos e também para os graúdos, a verdade é que a rapidez do petisco faz com que sejam irresistíveis!

De facto tenho que afirmar que eles resultavam melhor se a massa fosse caseira, mas sinceramente fazer massa folhada está na meu para lá de bagdad do que eu me imagino a fazer! 

Portanto para terem um docinho depois de almoço só precisam de:

1 embalagem de Massa folhada
1 ovo
chocolate à escolha

A minha massa folhada é redonda portanto comecei por fazer dois cortes verticais seguidos dos horizontais que podem ver. De seguida é só cortar na diagonal os quadrados.



Numa ponta, coloquem a quantidade de chocolate que quiserem, se querem que vos diga isto resulta melhor com as pepitas de chocolate, mas lá em casa só havia chocolate negro de culinária, serve na mesma!



A seguir é só enrolar a partir daí até à outra ponta, e enrolar as pontinhas laterais que ficam.


Barrem com ovo batido para ficarem dourados. Eu deitei um pouco de açúcar e umas pedrinhas de sal por cima e pus no forno a 220º até ficarem com este aspecto.
Sentamo-nos no sofá e acompanhámos com televisão e um café!





Fácil e maravilhoso como se gosta por aqui!
Quentinhos com o chocolate a derreter são uma delicia!

Salty

Petiscos Parte I

No fim de semana estivemos sem cria, o que para além das inúmeras coisas que tentamos por em dia...maioritariamente dormimos! Ou pelo menos eu dormi! Tenho vários problemas ao nível do sono, o que me leva a perceber perfeitamente as birras que a cria faz de manhã.

Mas....Também dá para cozinhar coisas que normalmente não faço porque ele não pode comer e no fim de semana desforrei me à grande!!

Houve de tudo, petiscos, maioneses, picantes, doces BAM! lá se foi a dieta outra vez....who cares!

Então passo-vos a contar, era uma vez a história de uma morcela a definhar na prateleira do nosso frigobar, muito triste, a desgraçada tinha que ter um encontro com a frigideira. A juntar-se a ela tínhamos 2 lombinhos de salmão congelados que tinham que ter um encontro com a mestria de uma faca de chef.

Por isso temos um jantar mix, tinha que ser morcela, mas apetecia me mesmo era experimentar com o resto de salmão que havia pelo congelador e uma manga que estava a passar do ponto:
um tártaro de salmão!

Não tem nada a ver uma coisa com a outra? Não. Ficou tudo delicioso....Ficou!

A morcela não tem nada que saber, cortar às rodelas, muito alho fatiado e um fio de azeite numa frigideira, pum, já aumentaram o colesterol só de olhar!

O tártaro de salmão, já foi invenção, mas uma pessoa tem que tentar :)




Ingeredientes

2 lombos de salmão (250gr)
1 colher de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de vinagre de arroz
manga a gosto
cebolinho a gosto
alho frito (1 dente de alho) a gosto (opção pessoal)
raspa de limão

Preparação

Cortar o salmão em cubos pequenos. Juntar a soja, o vinagre e o cebolinho picado ao salmão e reservar no frio a ganhar sabor. Cortar a manga aos cubos e reservar.
Picar o dente de alho e fritar com um fio de azeite.
Numa forma redonda, eu não tenho um aro metálico, utilizei um pirex pequeno de soufflé, colocar o salmão e a manga pela ordem que gostarem mais, eu misturei tudo. Para a próxima para fazer um charan diferente faço uma camada de salmão outra de manga e outra vez salmão!

Depois é só desenformar (foi aqui que apelei aos santinhos), é tipo pudim, no meu caso que usei o pirex, se usarem o aro, ele sai relativamente bem.

Pus um raminho de coentros para decorar e o alho frito.



A este repasto juntaram-se a maionese caseira do meu better half  um dia ponho a receita, que estava divinal, maionese de alho e malagueta.... :)

Juntaram-se também lá ao fundo a morcela, as batatas fritas finas e estaladiças que andavam também perdidas lá por casa e a minha experiência de azeite com alho e malagueta (estou a ficar imune ao picante.....) que está a correr bem, diz que aquilo precisa de uns bons dias para ficar mesmo bom!

E assim foi um jantar, para além da comida, deu-me gosto poder ter o cuidado e calma a por a mesa e é maravilhoso comer morcela frita com pauzinhos digo-vos já!

Salty

Ps: As imagens estão más, a fome era grande!