Google+

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Brunches, scones, doces e afins

Há aqueles fins de semana que imaginas que vai tudo correr de uma certa maneira, que o humano pequeno se vai portar bem, que o tempo vai estar bom, que vais estar de bom humor, que tudo na sua plenitude vai correr bem.

Vais a ver e nada disso acontece!

O tempo esteve para lá de mau, o que ditou tudo o resto que se lhe seguiu. Como esteve mau tempo não deu para estender roupa e a minha casa virou um estendal gigante, o que aumentou a quota do meu mau humor. Como o tempo esteve mau, o humano pequeno que vive lá em casa ficou possuído pelo demónio e decidiu estravazar a energia de todas as maneiras possíveis....dentro de casa...!

O que fez que num belo domingo, às 7 da manhã, fosse alvorada com ordens expressas para acordar a sala porque queria ver....golfinhos...às 7 da manhã....golfinhos...vamos meditar um pouco sobre isto!

O que se seguiu foram 2 adultos a tentar adormcê-lo e lá para as 10h vencemos pelo cansaço e adormecemos todos no sofá, até as 13h.

Ás 13h já deste cabo do teu dia. Já não vais almoçar, o puto já não vai dormir a sesta, já perdeste o seguimento para qualquer atividade que pudesses fazer.
Primeira coisa, o que fazer de almoço? Nada, vamos fazer um brunch! É isso! O brunch é a refeição ideal para começar a tornar o dia melhor, dentro dos possíveis!

E foi isso que fizemos, fiz scones, fui comprar fiambre de perú (peça adorada lá em casa), pus os doces na mesa, havia um pratinho com queijos e um pouco chouriço e lá fizemos o nosso brunch.
O dia começou a ficar melhor lá para aquelas bandas e acabou por ser um dia maravilhoso, o que confirma o que estas pequenas maravilhas podem fazer :)

Os meus scones, diz a minha better half não são iguais aos que encontra por aí, não têm aquela forma e a textura é ligeiramente diferente (a receita não leva ovos), mas acha que são maravilhosos, deixo-vos a receita dos meus scones:

Que não são estes porque me esqueci de tirar fotografia, estes são da responsabilidade da Cakes by Chi Chi 
Então para 8 a 10 scones:

325gr Farinha
1 colher de chá de fermento
60gr margarina/manteiga
2 dl leite
160gr açúcar
1 colher de sobremesa de sal

Eu coloco tudo junto para bater, a manteiga ou margarina é a temperatura ambiente, nestes dias frios vai uns segundos ao microondas. Na minha batedeira ponho os pás "enroladas" próprias para massa, e o truque é não amassar muito, ela fica meio pegajosa. Depois com um pouco de farinha nas mãos faço um rolinho e corto com uma faca 8 a 10 bocadinhos, em cima de eles na diagonal e com a parte da faca que não corta encosto, para eles ficarem com uma marca tipo papo seco. Vai ao forno alto 220º até ficarem como gostarem mais, as vezes deixo os mal cozidos outras vezes ficam um pouco mais dourados.

Costumo dizer que são pães doces e salgados, não saem propriamente com o formato de scones que vemos por aí mas são deliciosos e acabados de sair do forno tornam qualquer dia melhor!





Com grande pena minha esqueci me de tirar fotografias aos meus portanto as que aparecem são daqui e fico contente que a receita não é muito diferente da minha!

A receita dos meus está em constante mutação tal como tudo neste blog :) give it a try, fazem os dias de chuva parecerem menos cinzentos



Não sentem logo o vosso dia a ficar menos cinzento? :D

Salty

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Nem só o frio vem da Guarda, vem também o Dom Sancho!


Forte, Farta, Fria, Fiel e Formosa são estes os 5 F’s da Guarda. 

Porém, acho que se pode acrescentar um sexto F, de Fabulosa. E porquê? Dom Sancho é a resposta! 


   


A cidade criou simplesmente um dos melhores doces que já provei! Posso ser suspeita porque me orgulho muito das minhas raízes serem oriundas da cidade mais alta de Portugal Continental. 

Dom Sancho é o novo bolo confeccionado à base de massa folhada de centeio e com recheio de creme de ovos e queijo Serra da Estrela. 
   


Ao início pode-se achar um pouco duvidoso e até torcer o nariz, mas não o façam, porque no fim a combinação dos sabores é esplêndida.

Maravilhoso, delicioso, fabuloso! Faltam adjectivos para explicar o mistério do seu sabor, devido à sua textura e paladar inigualáveis que resultam numa delícia de repetir, inúmeras vezes.

O truque deste doce é experimentar a primeira vez e quando se está a terminar a degustação, provar, novamente, para confirmar que ele é mesmo um pequeno atentado aos níveis de açúcar que teimam em não abandonar o nosso corpinho. 

Não se deixem enganar pela sua humilde aparência, pois garanto-vos que será absolutamente diferente de tudo o que já experimentaram. 

Para os que não apreciam o queijo da Serra, não se apoquentem pois existem Dom Sanchos com recheio de ovos ou maçã. Dom Sancho para todos os gostos :)
 
Disponível em todas as pastelarias da Guarda. Para quem for fazer a sua passagem de ano pela Serra da Estrela e seus arredores, não percam a oportunidade de se maravilharem com o Dom Sancho. 
  

Descubram mais sobre o Dom Sancho aqui, aqui e vejam aqui  :)  

Sweet

domingo, 16 de novembro de 2014

Sweet # 4 - Crumble Frutos Vermelhos



Nem sempre a vontade de fazer um bolo se manifesta num preguiçoso domingo à tarde e a falta de paciência para arrumar/desarrumar e limpar a cozinha de seguida fala mais alto.

Até apetece algo doce, mas que não desse muito trabalho.
Sugestão: Crumble de Frutos Vermelhos.

 

Agarram nos frutos, despejam para um tabuleiro.
Previamente misturam a farinha, o açúcar, a amêndoa granulada e manteiga ligeiramente derretida envolver até ficar uma massa arenosa e acrescentam por cima.
A seguir, deixam o forno fazer a sua magia.


  
Ao fim de alguns minutos, já podem saborear esta delícia.

Sirvam com uma bola de gelado de chocolate ou uma fatia de bolo de chocolate :) 

Vejam a preparação da receita simples e prática aqui

Alguém já provou este maravilhoso crumble?

Manifestos doces,

Sweet

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Bolachas que dizem o que nos vai na alma =)

Adoro Bolachas, biscoitos tudo o que acompanha uma boa dose de mau tempo!

E ao passear a uma hora de almoço encontrei esta maravilha:

http://www.suck.uk.com/HTMLContent/images/background_customised_cookies_2.jpg




Achei que era fantástico e depois de resistir por uma semana, lá comprei o dito, com algum descrédito confesso, a minha experiência com gadgets deste género não é a melhor, o último fail foram as formas de silicone que depois da 5ª experiência com bolos despedaçados e sabor a plástico esquisito fez-me desistir por completo.

Lá comprei e levei para casa. Num sábado chuvoso decidi experimentar! Aqui fica a minha review do dito.



É muito fixe!!!


Mas.....e porque tem sempre que haver um "mas", não é fácil trocar as letras, mas o resultado final compensa largamente o esforço para trocar letras e símbolos, e faz um sucesso porque podemos ter bolachas personalizadas com mensagens fofinhas! :D


Aqui fica o resultado:




Salty

gadget vendido aqui: http://www.bairroarte.com/

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Batatas Assadas com um twist upgrade! ;D



Não são as coisas mais bonitas que já viram? Para mim são, deixem que vos diga! 
Encontrei estes bebés aqui e achei que tinham que ser partilhados! 

Partindo da receita de batatas assadas com um twist que é muito simples, cortar as batatas às fatias sem irem até ao fim e colocarem no forno com sal alho e ervas aromáticas, estas vão 30 minutos ao forno até ficarem tenras, coloca-se o queijo que preferirem, mozzarella, cheddar, you name it! Voltam ao forno para mais um achega de 5 a 10 minutos até derreter o queijo.



Depois deixem arrefecer durante 10 minutos e juntem os toppings que vos apetecer. A receita em questão junta sour cream, crispy bacon e cebolinho. 



Eu vou exprimentar ricotta, um fio de mel e cebola frita (aquela do ikea). E vocês? :)

Receita e fotografias daqui: thecomfortofcooking.com

Salty


quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Economia Caseira

imagem apetitosa daqui

Em tudo o que escolho cozinhar tento que seja rentável e que dê, por exemplo aquecer no dia seguinte para o meu almoço ou que dê para aproveitar para outra refeição.

Nas últimas conversas sobre comida e compras de supermercado descobri que algumas das coisas que fazia e como comprava davam jeito lá em casa, como por exemplo, comprar peixe.

Adoro mercados, escolher o peixe, falar com as pessoas, depois passar aos legumes, tudo aquilo fascina-me, talvez porque desde pequena que me lembro de ir à lota em Sesimbra.
Mas não é compatível para mim muitas vezes ir ao mercado, com grande pena minha, portanto restam-me os supermercados.
E consta que de vez em quando há promoções tentadoras na peixaria dos supermercados. A última que apanhei foi de salmão, 5€ o kg tinhamos que comprar o peixe inteiro que eram 2kg. Feito pensei!

O que pedi? Aqui fiquei maravilhada. Eu pedi postas e 2 lombos mas a senhora querida, amorosa, perguntou-me "Oh menina porque é que não leva o peixe todo em lombos?".....não pensei duas vezes, só a pensar na facilidade e no tempo que aquilo me pouparia, sendo que normalmente arranjava as postas para tirar a pele e as espinhas em casa. Fiquei com 2 couvetes de lombos de salmão arranjadas quase sem espinhas (aidna tive que tirar algumas).

Congelei, quando chego a casa é só tirar para fora e cozinhar onde for preciso!
Time saving 
Mommy happy!!

Outra coisa que reparei é que muita gente não come Raia, perguntei porquê e percebi que não é um peixe que as pessoas comam só por si, normalmente é mais na caldeirada.
A raia é para mim o bicho mais facilitador da cozinha! Não tem espinhas e isso é meio kilo de preocupações que saem do meu cérebro quando arranjo a comida da cria.

Depois, quando é mesmo fresquinha sabe quase a marisco! Juro :)


http://basilico.uol.com.br//bs.media/full/raia-confitada_29972911.jpg
Receita Chef Sobral 


Há várias maneiras de comer e cozinhar raia e por Portugal fora encontram-se verdadeiras iguarias. Eu adoro cozida, mas pode-se grelhar na brasa, caldeirada, frita com alho, etc.

Faço o mesmo com a raia que com o salmão. Semrpe que ela está a bom preço compro inteira, peço para cortar às postas e congelo.

No fim poupa-se tempo, trabalho e não e perde muito sabor, já que o peixe é congelado fresco e limpo. Deve ser consumido entre 3 a 6 meses, dependendo se é um peixe gordo ou magro.


Se tiverem mais dicas partilhem :)

Salty

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Facebooks da vida :)



E pronto, deixamos de ser info-excluidos!

Estamos também no facebook, é já por aqui!

Salty