Google+

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Mini Rolos de Carne



Este fim de semana decidimos reinventar um clássico lá de casa: o Rolo de Carne. Nunca fui super fã dos pré-feitos do talho, apesar de até encontrar alguns bem bons no meu talho, gosto de fazer o rolo em casa.

A receita é da mãe, claro, e resulta bem, um clássico.  A inspiração veio do programa do Gordon Ramsay "Kitchen Knightmares", onde ele aconselha em vez de fazer um rolo grande, fazer pequenos e embrulhar tipo prenda em bacon. Fiquei com a pulga atrás da orelha, tinha que experimentar!

Et voilá, a ideia é óptima e resulta super bem, o humano pequeno adorou porque ficam assim superfofinhosqueridinhos e é uma boa maneira de aproveitar 300gr (só!) de carne!

Aqui fica a receita:

Ingredientes:
(serve 3 pessoas)

300gr de carne picada
(a minha mistura tem mais porco que vaca e chouriço, compro 2kg e divido em saquinhos de 300gr)
1/2 cebola pequena
2 dentes de alho
3 fatias de queijo flamengo
1 carcaça (60gr) podem fazer também com pão que não seja do dia
1 ovo
leite qb
raspa de meio limão
6 fatias de bacon

Como fazer:

Comecem por colocar a carne num recepiente onde consigam juntar todos os outros ingredientes e misturar com as mãos, aqui vão meter as mãos na massa...ou na carne...vá...
Juntem o ovo e a raspa de meio limão. Fatiem o queijo aos quadrados sem grande preocupação, na realidade utilizei o queijo porque as fatias estavam perdidas no frigobar. Juntem o queijo a mistura de carne.
Desfaçam o pão com as mãos em pedaços pequenos, não devem ficar muito grandes, mas não é pão ralado, juntem à mistura.
Piquem a cebola e os alhos, deve ser o suficiente para 2 colheres de sopa bem cheias de picadinho, não é preciso muito, juntem também à misutra.

Agora que já têm estes ingredientes todos, juntem um fio de leite, vai ensopar o pão e deixar juntamente com o ovo o rolo mais fofo e menos seco.
É hora de juntar tudo, mãos na carne e amassem como se fosse massa de pão, deve ficar uma mistura homogénea, vão perceber que vai deixar de cair bocados de carne e ficar uma bola impecável!

Depois é so arrannjar um tabuleiro de forno, dividir a bola de carne em 3 bolas mais pequenas dispo-las no tabuleiro e colocar o banco à volta como se abraçasse o rolo bebé! :P
Deitem um pouco de azeite e vinho branco, salpiquem com um pouco de sal e vai ao forno a 200º, no fim ponham mais alto para tostar o bacon. O tempo de forno difere muito, no meu teve mais ou menos 45 minutos, mas devem ir vendo como ele vai evoluindo. A meio da cozedura voltem a adicionar um pouco de gordura e vinho branco.

Esta receita não levou sal na mistura de carne por esquecimento, mas confirmou-se que não precisou de sal whatsoever :D e a raspa de limão deu lhe o toque refrescante que este prato pedia!

Experimentem e inventem*

Salty

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Batatas assadas com um twist!

Baked Hasselback Potatoes




Um dia deparei me com estas batatas e pensei uauuuu....tenho que fazer isto. Enchi-me de coragem, porque a meu ver tal coisa só poderia ser obra de bastante trabalho a preparar as batatas para elas ficarem assim.

Wrong again....

Coisa mais fácil do mundo meus queridos, e como eu gosto por aqui, impressiona que se farta aos amigos! O único down, é que ainda leva algum tempo entre a preparação e o forno, mas compensa!
Deixo-vos a receita da imagem acima onde explica muito detalhadamente como fazer, podem ver mais aqui.

Dicas:

O tempo de cozedura no forno, depende do tamanho das batatas e do vosso forno, claro.

Podem mudar o tempero para aquele que gostarem mais, para mim alho, coentros e azeite, é sempre uma mistura vencedora.

A dica deste Blog para cortar as batatas é maravilhosa. Lembro me que facilmente cortei algumas rodelas até ao fundo, portanto colocar  as espátulas ao lado facilita, bem fazer um primeiro corte na base da batata para ela não rebolar.

Retirem do lume a meio para descolar as fatias e voltar a por a mistura de tempero. Quando fiz as minhas não tive esta dica, e faz todo o sentido!

Acompanha bem com uma boa carne grelhada!

Experimentem e depois digam como correu!


Salty


terça-feira, 16 de setembro de 2014

"Challenge accepted!"

Uma das coisas que nos fez pensar neste blog foi a de que, cozinhar tem muito mais por trás do que uma simples receita.

Tem muito mais que tempos e doses correctas de tudo. Tem um dia todo que levou até casa e até cozinhar, tem a companhia que apareceu, tem os risos que acompanharam a prepração daquela massa, tem até as paragens para dar banhos às crias.

Nem sempre acerto nas quantidades, ou nos tempos e nunca mas nunca faço a receita da mesma maneira, por mais que tente, e o feedback que tenho recebido é tão engraçado porque tem adicionado tanto valor, e principalmente porque tenho visto que a mensagem principal tem passado.
Pergunto sempre: "E gostaram?" "Simmmm...mas mudamos isto ou aquilo!"

Óptimo, no fim, com mais disto ou daquilo, o que interessa são os sorrisos à mesa e as recordações que deles ficamos.


Ontem foi um dia desses, a minha mãe lançou-me um desafio qual Julia Child. Após ler o post da Senhora Quiche, cuja receita é dela :P, achou impossivel eu ser preguiçosa e não fazer a receita da massa quebrada! Trouxe as coisas todas com ela e avisou-me "o jantar hoje é Quiche e tu vais fazer a massa!"....não se discute com a mãe e lá fui eu céptica quando cheguei fazer a dita.

Sou teimosa por natureza mas tenho que dar o braço a torcer que é realmente fácil de a fazer num robô de cozinha.....pronto mãe já disse!!


imagem e outra receita com bom aspecto daqui

Ficam os ingredientes:

350gr de farinha
200gr de margarina
2 colheres de sopa de água (mais ou menos)

Notas:
-  Esta receita de massa deu para 4 pessoas para uma tarteira com ± 30cm, ficou grossa nas pontas o que faz com que provavelmente se a esticarem mais possa restar alguma massa. A ideia de a fazerem no robô é poderem ir vendo a sua textura facilmente e poderem alterar qualquer um dos ingredientes caso queiram fazer mais ou menos.
- A margarina deixa a massa fofinha, deve estar fria quando a misturarem.
- Não coloquem muita água ao principio, vão adicionando aos poucos.
- O meu robô de cozinha tem uma pá para fazer massa, que deve ser trocada pela habitual lâmina.
- Se não tiverem podem fazer à mão mas demora mais.

Como fazer:

Colocar a farinha no robô, cortar a margarina aos quadradinhos e vão deitando para cima da farinha e misturando para ela não ficar toda no mesmo sitio.
Ponham um pouco de água e liguem o robô. O meu faz imenso barulho parece que se vai desmontar, tenham fé.

A massa começa a ficar pronta quando se começa a despegar do recipiente, às vezes precisa de uma ajuda para dar a volta, mas quando ficar uma bolinha a rolar de um lado para o outro está boa.

Hora de por as mãos na massa: Experimentem....deve ficar com uma textura fofinha e não pegajosa.

Peguem num pano de cozinha fino, ponham um pouco de farinha e coloquem a bola de massa no pano. Amassem com um pouco de farinha e enrolem-na no pano e deixem-na repousar durante 20 a 30 mnts.

Quando passar o tempo, com o rolo da massa, estiquem a massa como gostarem mais e disponham na tarteira. Tudo o que vem a seguir é uma questão de gosto. Se a deixam mais grossa nas pontas ou em baixo.....como gostarem mais.
Demora um pouco mais a cozer quando está mais grossa, não se esqueçam.

A partir daqui inventem :D

Salty

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Peito de frango recheado com queijo Chévre






Coisas diferentes de se ter um blog sobre comida....Come-se mais tarde lá em casa! :)
Se antes tirava fotografias à pressa, hoje em dia tenho algum cuidado a fotografar para a posteridade o que comemos lá em casa. 

Nem sempre é fácil quando há uma cria a gritar "papaaaaaaaaa....." mesmo assim não perco muito tempo confesso, gostava que ficassem muito melhores.

A receita do jantar de ontem é super easy como nós gostamose relativamente rápida!

O que precisam:
(para 4 pessoas)


4 peitos de frango
1 queijo chévre*
Tagliatelle
Tomate cherry
Manteiga de alho caseira daqui
Alho e azeite
Oregãos e alho em pó

*(o que eu compro é cortado numas rodelas grandes pelo supermercado 
e depois embalado em papel aderente, é diferente dos habituais vendidos em rolinho)


Como fazer:

Dêm um golpe a meio de cada um dos peitos de frango, não até ao fundo para eles não abrirem, a ideia é depois poderem por lá o queijo.

Aqueçam uma frigideira com um fio de azeite e 4 dentes de alho esmagados, com lume alto para selar a carne. A ideia é alourar a carne com o lume alto da frigideira.

Quando estiverem bem dourados retirem do lume, coloquem os peitos de frango num tabuleiro para ir ao forno e coloquem o queijo dentro dos golpes que fizeram anteriormente. Como vêm na imagem podem deixar o queijo a sair para fora, este queijo não derrete para fora e até fica mais bonito. 

Terminem com oregãos e alho em pó por cima do queijo e um fio de azeite em todos os peitos de frango para irem ao forno.

Vai ao forno em lume alto, o meu forno não é exemplo mas foi a 220º, até o queijo ficar douradinho, a carne que estava apenas crua no meio, já deverá também ter cozido sem ficar seca.

Acompanhem com tagliatelle e tomate cherry e umas nozes de manteiga de alho caseira por cima da massa e da carne....e enjoy!! :)





Salty

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

A "Senhora Quiche"


...best friend ever...


A quiche é a vossa melhor amiga....acreditem! Ela aproveita tudo o que há espalhado pelo vosso frigobar. é simples e rápida e não deixa quase vestigios que houve algum movimento na cozinha! 

Basicamente a quiche pode levar tudo o que quiserem lá dentro, mas a preferida lá de casa é de bacon e queijo, ao género da quiche lorraine :)


A receita é da minha mãe, uma das que eu quero deixar por escrito e partilhar, porque coisas saborosas e fáceis fazem os meus dias saberem melhor! A minha mãe faz a massa e diz sempre que não é nada dificil de fazer, mas eu nunca tenho paciencia e pego sempre numa massa quebrada pré feita de supermercado (shame on me, i know!)

Outra das vantagens da quiche, é a de ser a coisinha mais fácil de fazer para uma festa ou piquenique, pode ser servida fria que ainda fica melhor! 
Lá está, a Salty leva um salgado para as festas  :P


Então precisam de:
(para 4 pessoas)

100gr de bacon fatiado (eu corto as gorduras maiores das pontas)
200gr de queijo flamengo
1 pacote de massa quebrada
1 ovo
1 pacote de natas
oregãos a gosto
1 tomate fatiado
Alho em pó
1 cebola pequena picada


Como fazer:

Arranjem uma tarteira ou pirex redondo e estendam a massa quebrada. Disponham o bacon e o queijo como na imagem intercalados. 
Numa taça batam o ovo e misturem o pacote de natas, aqui eu junto a cebola picada um pouco de oregãos e alho em pó a gosto, podem também colocar um pouco de pimenta se gostarem. 
Mexam bem para incorporar as natas de todos os ingredientes e deitem por cima da massa e do bacone queijo.
Depois é só colocar o tomate às rodelas e mais um pouco de oregãos por cima para dar o ar de pizza e encantar os humanos pequenos que acham que tudo fica melhor se lhe chamarmos pizza!

Desta vez la em casa dispensou-se o tomate, a better-half não gosta muito :/ mas diz quem prova que o tomate faz toda a diferença :)




Daqui podem juntar o que quiserem é um mundo de combinações!
Espero que gostem

Salty


quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Sweet # 3 - Crumble de pêssego

Quando sobram duas latas de pêssego em calda, o primeiro uso que nos vem à cabeça é salada de fruta...ou talvez não!
Em troca de ideias com a Salty, surgiu o crumble de pêssego.

Será, possivelmente, a receita mais rápida e fácil de confeccionar, sem deixar vestígios na cozinha de uma preparação de um banquete para um exército.
O melhor desta pequena maravilha é o facto de se poder variar e fazer com morangos, frutos silvestres, maçãs ou pêras.

Aconselho, vivamente, esta receita para quem tenha um momento de pânico e desespero após a chamada de uma amiga, da mãe, da tia, da avó a informar, numa sexta-feira, ao fim o dia, que afinal vai haver o tal jantar e se pudermos para levar a sobremesa.

"Não te preocupes, traz qualquer coisa simples" é o que fica a matutar na mente, pois bem poupem tempo e ponham, literalmente, as mãos na massa. Acreditem que irão fazer um brilharete, mesmo no final de uma semana de azáfama, em que a vontade de pasteleira é do tamanho de uma colher de chá!!!

Crumble de pêssego

Ingredientes 
(para 6 pessoas)
  • 5 pêssegos em calda
  • 200 g de açúcar amarelo
  • 200 g farinha
  • 100 g de manteiga com sal (ou margarina vaqueiro) amolecida ligeiramente (máx. 10 segundos no micro-ondas)
  • Canela (q.b. e a gosto)

Preparação

A base de pêssego

1 - Cortar os pêssegos aos cubinhos.

2 - Dispor os pêssegos num tabuleiro que possa ir ao forno.

3 - Polvilhar com duas colheres de sobremesa de açúcar amarelo.


A preparação da massa

1 - Numa tigela, misturar muito bem a farinha, o açúcar.

2 - Seguidamente, adicionar a manteiga previamente amolecida e misturar bem, deixando a mistura ficar granulada, com uma textura arenosa.

3 - Colocar a mistura por cima dos pêssegos e polvilhar com canela a gosto, a ideia é a massa cair como areia por cima dos pêssegos.

4 - Levar ao forno (200ºC) até ficar ligeiramente dourado.

5 - Ao servir, pode acompanhar com uma bola de gelado ou iogurte grego, para uma combinação deliciosa.

Podem também fazer com outra fruta, dêem largas à imaginação. Experimentem com morangos, frutos vermelhos, etc. Se quiserem podem incluir a canela quando estão a misturar a fruta com o açúcar.


Sweet







segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Butterly Divine

Há coisas que me tiram do sério de tão boas que são, uma delas é manteiga de alho! Acho que é assim uma coisa imaginada pelos deuses e que eles trouxeram cá abaixo só para nos fazerem sentir bem. 

É um dos meus guilty pleasures....costumava haver sempre no frigobar lá de casa cortesia da Mimosa, qual restaurante tipico! Hoje em dia sou eu que a faço :) é das coisas mais simples de se fazer e que saca sempre uns "uauuuuus" com os amigos!

Este fim de semana deixei ficar um pacote inteiro de manteiga de fora... e apesar de estar a chover, estava um belo bafo o que deixou a manteiga toda derretida! Como a better half não gosta que volte a pôr no frigobar decidi fazer manteiga de alho com ela.



imagem daqui
várias receitas e como servir aqui
 



Para isso precisam:

250gr Manteiga com sal
2 dentes de alho grandes
Coentros ou cebolinho a gosto

Num almofariz esmaguem os alhos com uma pitada de sal e os coentros, até ficar uma pasta. Depois como a manteiga estava mole misturem os ingredientes até ficar uma mistura homogênea. Se vossa manteiga não estiver mole por estar ao ar, ponham 10 segundos no microondas (com cuidado não pode ficar em nenhuma parte com liquido, é só o suficiente para poder misturar).

Para guardar, desta vez voltei a colocar no recepiente da manteiga original, não fiz nada fancy mas aqui podem ver várias receitas de outras manteigas e como enrolar para ficar com um ar todo bonitinho e ganharem mais pontinhos com os amigos!

Boa semana :)

Salty

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Explosão de sabores e texturas asiática :)

Ontem decidimos fazer um jantar rápido, adaptando as receitas do Easy Spaghetti dinners que já viram aqui.

Escolhemos fazer uma mistura entre caril e esparguete....e não é que ficou maravilhoso? :)

Os ingredientes foram:

70ml Pasta de Thai Red Curry (embalagem toda)
400ml de leite de côco
pimentos vermelhos e verdes (às tiras)
2 peitos de frango
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 pimento holandês (demoniacamente picante)
amendoins torrados salgados aos bocados
esparguete

Preparação:

A preparação é a mesma do caril normal que faço aqui
A diferença é juntar em vez de arroz esparguete! Que desde já vos digo que é maravilhoso, fica diferente, tudo joga bem à mesma. O nosso, graças ao pimento holandês, ficou demasiado picante, já que a pasta de caril já de si é picante. 

No entanto, ficou aquele picante que dá gosto, que estamos já de lágrima no olho a fungar e ao mesmo tempo a dizer mas sabe tão bem! Adoro este tipo de picante, aquele que não tira o sabor da comida e que nos leva a gulodice de comer mais um bocadinho!

Depois a cereja no topo do bolo foram mesmo os amendoins! Que bela surpresa foi juntar um fruto seco a esta comida, de repente é uma explosão de sabores e texturas na boca, sente-se o picante vegetal e saboroso, a suavidade da massa e bammmm o crocante do amendoim :)

Experimentem é delicioso! 

*Salty*



terça-feira, 2 de setembro de 2014

Sweet # 2 - Brownies de Manteiga de Amendoim com M&M's


Numa das minhas incursões culinárias e na busca de receitas, quis tentar inovar e fazer um bolo que fosse diferente do típico bolo de iogurte ou algo semelhante.

Após a tentativa dos brownies de oreo que, modéstia à parte, ficaram bastante bons, procurei receitas e inspiração para outros tipos. 

Depois de algumas vezes a confeccionar os brownies de Oreo, perguntei à minha amiga R. que outro tipo de brownies poderia fazer. Ela sugeriu-me, e bem, experimentar os brownies de manteiga de amendoim, uma vez que ela já tinha provado. Torci o nariz quando vi a receita, mas depois de ver a confecção, imaginei a explosão de sabores que iria resultar. E até que resultou bem e ficou delicioso!

Para @s curios@s aqui fica a receita :)
Espero que gostem, experimentem e dêem feedback da vossa prova!


Brownies de Manteiga de Amendoim

Ingredientes para a massa de brownie
  • 120 g de manteiga sem sal
  • 150 g de chocolate de culinária
  • 90 g de farinha
  • ½ colher de chá de fermento
  • ¼ colher de chá de sal
  • 150 g de açúcar
  • 3 ovos grandes
  • 2 colheres de chá de extracto de baunilha

Ingredientes para o recheio
  • 60 g de manteiga sem sal derretida 
  • 60 g de açúcar em pó
  • 190g de manteiga de amendoim
  • ¼ colher de chá de sal
  • ½ colher de chá de extracto de baunilha

Modo de preparação
Pré aqueça o forno a 160ºC.
Unte com manteiga e forre com papel vegetal também untado uma forma quadrada de 20-23cm.

Como fazer a massa de brownie
1 - Parta o chocolate em pequenos pedaços e, juntamente, com a manteiga leve a derreter em banho-maria ou no microondas. (Se usar o microondas, mexa de 30 em 30 segundos para não deixar queimar o chocolate). Deixe arrefecer um pouco.
2 - Noutra taça peneire a farinha e o fermento e adicione o sal.
3 - Junte o açúcar à mistura de chocolate, adicione também os ovos e bata até obter uma mistura macia. Incorpore a baunilha.
4 - Por fim junte a farinha e mexe até estar bem ligado.

Como fazer o recheio
Junte a manteiga derretida, o açúcar em pó, a manteiga de amendoim, o sal e a baunilha e bata até obter uma mistura homogénea (às vezes ajuda derreter também a manteiga de amendoim, principalmente se esta for muito cremosa).

Juntar a massa e o recheio 
1 - Pomos 1/3 de massa na forma já preparada e espalhamos bem, depois com a ajuda de uma colher de sopa colocamos bolas de recheio em cima da massa, separadas entre ela.
2 - No final colocar a camada restante de massa no topo e com a ajuda de um palito, criar  pequenos efeitos de espirais.
3 - Levar ao forno pré aquecido durante 45 minutos ou até o teste do palito sair ainda húmido mas com migalhas. 
 
P.S. Antes de levar ao forno, personalizei ao colocar M&M's de amendoim (1 pacote dos pequenos chega e sobra) por cima da massa para dar um toque mais pessoal :) 

Sweet